A Serra do reboredo, com a sua imensa mata revestida por um manto vegetal de espécies variadas como os carvalhos, sobreiros, pinheiros, cupressos, castanheiros, medronheiros, urzes, estevas, giestas, espinheiros, carquejas, além de herbáceas raras como é o caso de algumas variedades de orquídeas e a rosa-albardeira, é um cenário magnífico para atividades de desporto de lazer, birdwatching, passeios micológios e botânicos.
Percorrendo os seus trilhos pode-se vislumbrar um grupo diversificado de aves e mamíferos, como os pica-paus, chapins, cucos, gralhas, trepadeiras, coruja do mato, noitibós, pombo torcaz, perdiz, corço, javali, gineta, esquilo, texugo. Salienta-se a grande diversidade de espécies de morcegos cavernícolas e arborícolas, assim como a grande diversidade de fungos (como os cogumelos) e muitos líquenes.
Além destas espécies há que referir grande variedade de invertebrados destacando-se nas matas do Roboredo, os lepidópteros (borboletas), os coleópteros, aracnídeos, escorpiões, entre outros insetos.